Posted by: tdbgroup August 2, 2024 No Comments

O GRUPO TDB REALIZOU A SUA ASSEMBLEIA GERAL ANUAL (AGM) DE 2024 EM MOÇAMBIQUE

• A AGM foi hospedada pelo Ministério da Economia e Finanças do Governo de Moçambique, sob o tema “Fomentando um futuro sustentável, verde e inclusivo, com foco na segurança financeira, energética e alimentar”.
  • O Grupo TDB registou um desempenho excecional
  • O Grupo TDB intensificou colaboração global e regional, com parcerias com o Banco Mundial, o Banco Africano de Desenvolvimento e outros, na âmbito da finança ambiental
  • Financiamento RSE concedido a projeto para a instalação de um sistema solar de bombeamento de água para irrigação de campos agrícolas e consumo de gado em Salane
Media Contacts:
Trade and Development Bank Group
Anne-Marie Iskandar
Senior Communications Officer
Corporate Affairs and Investor Relations
Anne-Marie.Iskandar@tdbgroup.org
Ministério da Economia e Finanças
Alfredo Mutombene
Director de Comunicação e Imagem
alfredomutombene@gmail.com
+258 827 593 110

Maputo, 2 de agosto de 2024 – A Assembleia Geral Anual de 2024 do Grupo do Banco de Comércio e Desenvolvimento da África Oriental e Austral (Grupo TDB) abriu em Maputo, Moçambique, a 30 de julho de 2024, sob os auspícios de S.E. Adriano Afonso Maleiane, Primeiro-Ministro da República de Moçambique, com fortes apelos à colaboração entre as instituições financeiras de desenvolvimento em África na prossecução dos objectivos económicos e do desenvolvimento do continente.

Durante os trabalhos da Assembleia Geral Anual, S.E. Ernesto Max Elias Tonela, Ministro da Economia e Finanças da República de Moçambique, foi eleito como novo Presidente do Conselho de Governadores do Grupo TDB.

Reafirmando o compromisso do Banco com o país e a região, Admassu Tadesse, Presidente e Director-Geral do Grupo TDB, disse que “Moçambique está estrategicamente localizado e ajuda a facilitar a competitividade e a conetividade de outros estados membros na sub-região”, citando a localização única do país no Oceano Índico.

Apresentando um relatório sobre o desempenho do Grupo TDB, Tadesse disse que, apesar do ambiente macro e político global desafiador, o Grupo, com as suas diferentes subsidiárias e unidades estratégicas de negócios – Trade and Development Banking, TDB Asset Management, empresa de gestão de fundos ESATAL, TDB Captive Insurance, o Trade and Development Fund e a TDB Academy – conseguiu registar melhorias significativas em relação aos anos anteriores e alcançar marcos históricos. “Estamos muito satisfeitos por informar que os nossos activos totais durante este período conseguiram crescer 21% em termos anuais, ultrapassando a marca dos 10 mil milhões de dólares pela primeira vez em 39 anos. Do mesmo modo, os nossos fundos próprios totais, incluindo as reservas, aumentaram de forma robusta em 13% para 2,2 mil milhões de dólares e, em resultado disso, o nosso lucro líquido também cresceu 11% para um nível histórico de 230 milhões de dólares, gerando um retorno atrativo sobre os fundos próprios de 11% para os accionistas.”.

O Banco manteve também a boa qualidade dos seus activos, com um nível de crédito malparado de 3,6% e um nível de adequação dos fundos próprios de 35%. A carteira manteve-se resiliente, principalmente devido a estratégias proactivas de gestão da carteira e a práticas sólidas de gestão do risco em vigor. As agências de notação de crédito, como a Moody’s e a GCR, confirmaram a notação de risco de investimento do Banco. “As agências de crédito salientaram a nossa forte capitalização e a utilização dinâmica de instrumentos de reforço do crédito e de redução do risco. Também tiveram em conta a nossa forte governação e gestão do risco, o nosso historial e as nossas fontes de financiamento diversificadas, incluindo as reservas de liquidez de muito alta qualidade que provaram ser muito valiosas nestes tempos complexos”, observou.

Tadesse expressou satisfação com o sucesso do grupo em garantir várias instalações ligadas à sustentabilidade com parceiros estratégicos durante 2023. Além disso, o grupo acessou os mercados de empréstimos sindicalizados quando os mercados de capitais foram fechados, conseguindo atrair US $ 2.3 bilhões em financiamento do lado da dívida do balanço patrimonial. “Temos também o prazer de informar que, mesmo nestas condições adversas, os accionistas do Grupo TDB continuam a demonstrar a sua confiança na instituição, com muitos a recapitalizarem os seus dividendos, como têm vindo a fazer há muitos anos, atingindo um nível recorde no ano em análise”, afirmou.

Numa mensagem gravada, o Dr. Akinwumi A. Adesina, Presidente do Grupo do Banco Africano de Desenvolvimento, elogiou o Grupo TDB pelo seu impressionante progresso sob a liderança de Admassu Tadesse, que viu o Grupo ganhar vários prémios e apoios, incluindo o prémio de banqueiro africano de 2024 nos prestigiados African Banker Awards. “Aplaudo os esforços do Grupo para ajudar a colmatar as graves lacunas no acesso ao financiamento do comércio nas economias menos desenvolvidas de África”, afirmou.

Adesina sublinhou a importância de manter o foco no mandato principal do Grupo TDB de colmatar as lacunas no financiamento do comércio em África e de continuar a inovar para obter um impacto transformador. Adesina garantiu ao Grupo TDB o apoio contínuo do Banco Africano de Desenvolvimento, destacando a sua parceria estratégica na aceleração dos objectivos de desenvolvimento de África.

A Dra. Victoria Kwakwa, vice-presidente da África Oriental e Austral do Grupo Banco Mundial, enfatizou a apreciação e a dedicação do Banco Mundial à sua forte parceria com o Grupo TDB, que começou em 2020 através de um instrumento especial de US $ 415 milhões focado em energia renovável e soluções off-grid. A Dr. Kwakwa observou também que o Banco Mundial expandiu seus esforços com um apoio adicional de US $ 300 milhões para investimentos no setor privado, em projetos de energia renovável distribuída e acesso a combustíveis de cozinha limpos, nos países membros do TDB. Além disso, a Agência Multilateral de Garantia do Investimento estabeleceu uma parceria com a TDB através de instrumentos de garantia para apoiar a expansão do financiamento do comércio. “Os instrumentos conjuntos da IDA e da MIGA para o Grupo TDB estão perto de 1,5 mil milhões de dólares e incluem uma nova cooperação com o Fundo de Comércio e Desenvolvimento”, salientou Kwakwa.

S.E. Albert Muchanga, Comissário da União Africana para o Comércio e a Indústria, apelou aos governos africanos para que reforçassem o seu apoio às instituições financeiras de desenvolvimento africanas, salientando o impacto do Grupo TDB no desenvolvimento. “Apelamos a todos os Estados-Membros para dedicar parte das suas reservas de divisas às instituições financeiras africanas, a fim de reforçar a sua base financeira para nos poderem ser transferidas”, afirmou.

Ao proferir o discurso de abertura, S. Exa. o Dr. Adriano Afonso Maleiane, Primeiro-Ministro da República de Moçambique, sublinhou a importância dos esforços do Grupo TDB na abordagem de questões críticas como as finanças, a energia, a segurança alimentar e as alterações climáticas, salientando a colaboração com instituições multilaterais africanas como o Grupo TDB para financiar iniciativas transformadoras, particularmente nos sectores da agricultura e da energia. Apelou a uma colaboração contínua e a soluções inovadoras para acelerar o desenvolvimento sustentável e inclusivo. Maleiane incentivou o investimento na educação, na formação técnica e no empreendedorismo para preparar os jovens para os desafios futuros e manifestou otimismo quanto à obtenção de crescimento económico com o apoio do Grupo TDB e de outros parceiros.

Maleiane também elogiou o papel instrumental do Grupo TDB no financiamento de projectos-chave em vários sectores da economia moçambicana, incluindo agricultura, infra-estruturas, energia, transportes e logística. “Reconhecemos os esforços feitos pelo grupo TDB e outros parceiros na prestação de apoio e assistência aos nossos países e na garantia de um desenvolvimento socioeconómico contínuo que tem impacto na vida dos cidadãos”, observou no seu discurso durante a cerimónia de abertura.

S.E. Tonela acrescentou que “o Grupo TDB tem feito isso através de investimentos em tecnologias agrícolas modernas e práticas sustentáveis. Isto contribuiu para melhorar a produtividade e a resistência às alterações climáticas”, afirmou.

Como tem vindo a ser habitual na AGM, o Grupo doou um subsídio a um projeto merecedor, no âmbito das suas actividades de responsabilidade social empresarial. Este ano, o Grupo TDB tem a honra de apoiar o “Projecto de instalação de um sistema solar de bombagem de água para irrigação de campos agrícolas e abeberamento de gado em Salane”, no distrito de Mapai, Província de Gaza, através do Fundo de Energia do FUNAE, com um subsídio de 100.000 dólares à Associação Lhuvukane Varime ni Vafuyi Macandazulo-Salane.

Esta iniciativa aborda alguns desafios críticos enfrentados pela comunidade devido às alterações climáticas, incluindo a natureza sazonal da sua fonte de água primária e os elevados custos e impacto ambiental das bombas de água a gasóleo.

Ao fornecer uma bomba de água solar, tanques de armazenamento de água adicionais e as infra-estruturas de irrigação necessárias, o projeto visa reforçar a segurança alimentar, aumentar os rendimentos das famílias, capacitar economicamente as mulheres e, de um modo geral, melhorar a qualidade de vida das 1.570 famílias de Salane.

Comentando sobre as actividades do Grupo, Joy Ntare, Vice-Presidente e Directora-Geral Adjunta do Grupo, acrescentou que, em todas as actividades do Grupo, “em todos os projectos que o Grupo subscreve, certificamo-nos de que o impacto de cada projeto no desenvolvimento é compreendido, nomeadamente em termos das pessoas que toca e dos postos de trabalho que cria, e de que as questões relativas à governação e ao impacto ambiental e social são abordadas”.

Sobre o Grupo TDB
Estabelecido em 1985, o Banco de Comércio e Desenvolvimento da África Oriental e Austral (TDB) é um grupo financeiro de desenvolvimento regional africano que possui grau de investimento, com o mandato de financiar e promover o comércio, a integração económica regional e o desenvolvimento sustentável. Dispondo de uma base de activos de 10 mil milhões de USD, o Grupo TDB conta com 25 Estados membros africanos, que, juntamente com países membros não regionais e investidores institucionais de africanos, europeus e asiáticos, formam a comunidade de accionistas do TDB.

O Grupo TDB tem várias subsidiárias e unidades de negócio estratégicas, incluindo a Banca de Comércio e Desenvolvimento, a TDB Asset Management (TAM), o Trade and Development Fund (TDF), a TDB Captive Insurance Company (TCI), a ESATAL fund management company e TDB Academy.
www.tdbgroup.org

Author: tdbgroup